Cuidados com a saúde na terceira idade

Blog | Notícias
 Cuidados com a saúde na terceira idade


A atenção com os idosos tem se tornado uma pauta cada vez mais em evidência e isso não é à toa! Além de nossa população estar envelhecendo, a expectativa de vida aumentou bastante nos últimos anos. Os nossos 60+ estão mais antenados nas tecnologias, dispostos a aprender coisas novas, viajando e sendo influenciados a curtir o tempo livre que hoje dispõem.

Entretanto, para que os anos sejam bem aproveitados, essa nova fase pede por cuidados que são de responsabilidade deles e de quem os rodeia.

Cuidados esses que são:

1- Manter uma boa alimentação

Não é uma exclusividade da terceira idade, mas é sempre bom relembrar como é importante ter uma alimentação balanceada. Comer bem e se hidratar bem ajudam na prevenção de doenças e melhora muito a disposição e bem estar.

2- Praticar atividade física

Outra dica que não é exclusiva, mas que é essencial na vida do idoso. Praticar um esporte ou atividade física, sendo acompanhado periodicamente por um médico, colabora tanto na disposição quanto na sociabilidade.

3- Cuidar da saúde mental

E falando em sociabilidade, já estão cuidando da mente também. É parte necessária para se manter o bem estar como um todo! Interações sociais, caminhadas, jogos e envolvimento com expressões artísticas são boas pedidas para influenciar e manter um pensamento são.

4- Acompanhamento médico periódico

Com a idade o funcionamento do corpo vai mudando e assim vai precisando aqui e ali de alguns ajustes e adaptações. Por isso, ir regularmente à médicos tanto de saúde física quanto de saúde mental, e também à psicólogo(a), é imprescindível para que essas mudanças sejam bem recebidas.

5- Convívio social
Devido a algumas incapacitações naturais da idade, muitos idosos tendem a se isolar para não dar ‘’preocupação’’ aos demais. Porém, a ausência de interação social pode ser muito prejudicial nessa fase e por isso é ideal que as famílias estejam o mais presentes possível! Além do estímulo a ver amigos e participar de eventos sociais.


É uma fase da vida que pode e deve ser bem aproveitada como as demais e, tendo os cuidados necessários citados acima, isso pode acontecer com toda a tranquilidade que esse momento merece.


Comentários