Comidas tradicionais do Natal e seus benefícios nutritivos

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Comidas tradicionais do Natal  e seus benefícios nutritivos

Os sinos já estão badalando, pois uma das refeições mais esperada do ano está chegando: a famosa Ceia de Natal!

Conhecida por ser uma refeição de muita fartura e variedade, é difícil não amar e se esbanjar nos eventos natalinos, né? Entretanto, antes temos algumas dicas saudáveis ‘’pavê’’ antes de comer:

1 - Assado e não frito.

Na hora de cozinhar os variados tipos de carnes e peixes, opte por assar invés de fritar! Sabemos que as frituras têm um aspecto tentador, mas também contém mais gordura e elevam o colesterol ruim, o que não é nada benéfico, principalmente, para seu fígado;



2 - Quanto mais natural melhor!

Para a preparação dos alimentos, que tal escolher os temperos naturais? Temperos industrializados (aqueles que têm uma validade bem longa) não fazem bem ao seu organismo, podem causar alergias, inchaço e alguns contêm potencial cancerígeno. Por outro lado, os temperos naturais podem te oferecer diversos benefícios;

3 - Vai uma frutinha para equilibrar?

Além de caírem muito bem na decoração, as frutas secas e/ou frescas dão uma ótima equilibrada para o valor nutricional da refeição! Estão em alta aqui no Brasil:
cereja, lichia, damasco, ameixa, figo e uva.

4 - As oleaginosas não podem ficar de fora.

Nozes e castanhas ficam bem nos pratos principais, acompanhamentos e sobremesas. Elas são ricas em proteína, garantem fonte de ômega 3, aminoácidos, selênio, zinco, magnésio, além de gerar mais saciedade. Ou seja, nada de deixá-las de fora desse natal, hein?

5 - Um vinho sempre pode cair bem, né?

E se for tinto então! O vinho tinto é cheio de benefícios: ele é rico em resveratrol, fitonutriente que age protegendo o corpo contra infecções por fungos ou bactérias, bem como um excelente antioxidante benéfico ao nosso organismo. Então, se você puder e quiser, uma taça não é de se negar!


Aproveitando nossas dicas, tenham um feliz e saudável natal!

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