Como alimentos ricos em fibras ajudam o intestino

Blog | Notícias
Como alimentos ricos em fibras ajudam o intestino

As fibras são compostos vegetais que não são digeridos pelo nosso organismo, portanto, devemos ingeri-los para manter o bom funcionamento do intestino.

 

Elas estão presentes em inúmeros alimentos. Alguns deles são:

 

  • Leguminosas como: feijão, ervilha, grão de bico

  • Grãos, farinhas integrais e farelos: trigo, linhaça, aveia, arroz

  • Vegetais: alface, brócolis, batata-doce, salsa, cenoura 

  • Frutas: abacaxi, maçã, maracujá, laranja e banana

 

Para obter-se todos os benefícios que as fibras proporcionam, é de extrema importância que se mantenha uma constância consumindo esses alimentos, incluindo-os ao máximo em suas refeições e também nos lanches. 

 

Quando estamos passando por um mau momento com o nosso intestino, a primeira coisa que vem a nossa mente é: ingerir fibras! 

 

Pois bem, elas trazem múltiplos benefícios essenciais ao corpo, saiba quais são eles abaixo:




1- Combate a prisão de ventre

 

As  fibras ajudam a acelerar o trânsito intestinal e aumentam o volume das fezes, fazendo assim com que fique mais fácil a sua eliminação.

 

2- Aumenta a sensação de saciedade

 

Por criar uma espécie de camada de gel no estômago já que não são digeridas pelo mesmo, as fibras solúveis, auxiliam na redução da quantidade de calorias que devem ser ingeridas, propiciando assim a perda de peso.

 

3- Ajuda a regular os níveis de açúcar e colesterol

 

As fibras agem de forma a somente deixar serem absorvidas as substâncias necessárias ao organismo, fazendo assim com que seja eliminado o excesso de colesterol e glicose, levando à diminuição nos níveis totais de açúcares e colesterol no sangue.

 

4- Elimina toxinas encontradas no intestino

 

Através das fezes, o intestino consegue eliminar quaisquer toxinas encontradas, ajudando a equilibrar e regular o seu ph.

 

5- Manter a flora intestinal:

 

As fibras servem como alimentos para bactérias que agem de forma benéfica em nosso organismo; ajudam a combater inflamações e proporcionam o aumento das defesas do organismo.

 

Tendo em vista o benefício que as fibras agregam ao nosso corpo e organismo, precisamos nos colocar mais dispostos a cuidar dele, para que assim consigamos mantê-lo com um bom funcionamento futuramente!








Comentários