Cuidados com a pele na menopausa

Blog | Notícias
Cuidados com a pele na menopausa

A menopausa é uma fase inevitável na vida da mulher, ela costuma ocorrer na faixa dos 45/50 anos, em que a mulher deixa de produzir óvulos e menstruar. 

 

Mas o que isso tem haver com a pele ? 

 

Nesse ponto alto da vida feminina, há  grandes e importantes alterações hormonais, que logo ocasionam a baixa dos níveis de estrogênio e progesterona que propiciam ainda a diminuição da produção das fibras de elastina e o colágeno, levando à perda da elasticidade e tônus.

 

O medo das mulheres acerca da aparência que se modifica com o passar do tempo é muito comum, pois com a diminuição desses níveis hormonais, a pele fica mais flácida, ressecada e frágil, onde surgem as rugas e linhas de expressão,  e também as manchas que vem com o tempo.

 

Além dessas mudanças, esse desequilíbrio hormonal característico da fase, acarreta ainda num rosto mais oleoso e propenso a ter acnes e aparições de pêlos mais grossos (embaixo do queixo e nas laterais da face).

 

Mas de que forma agir na busca de suavizar esses efeitos?

 

1- Proteção solar 

 

Sabemos que o sol prejudica muito a nossa pele, a radiação solar acelera exponencialmente o envelhecimento da pele, além de provocar manchas que são difíceis de sair, necessitando tratamentos dermatológicos. É recomendado o uso de protetores com FPS acima de 30.




2- Hidratação 

 

Beber água auxilia em diversas funções no nosso organismo, disso já sabemos, mas não podemos pensar que não beneficia a pele. A água ajuda a manter a pele “viva” e saudável, radiante.

 

3- Boa alimentação

 

Uma boa alimentação equilibrada e saudável que abarque grupos alimentares específicos que implementem o déficit hormonal, vão ajudar a repor o que o organismo não produz mais. Alimentos ricos em proteínas, fibras, e ômega 3 por exemplo, vão beneficiar diretamente a nossa cutis.

 

4- Evitar alimentos ricos em açúcares 

 

Esse tipo de alimento age de forma oposta na busca pela melhora da pele, maximizando a 

perda de colágeno e do tônus. 

 

5- Evite banhos quentes

 

A água quente faz com que a pele resseque de forma mais rápida, por isso dê preferência a lavar seu corpo e rosto, principalmente, com água fria.

 

6- Faça uso de hidratantes e óleos corporais

 

Hoje em dia, a indústria cosmética fornece todas as possibilidades de soluções para a sua necessidade, os hidratantes e óleos devem se tornar aliados, pois eles promovem uma hidratação intensa ao longo do dia.

 

É importante que ao início desse período, procure-se um dermatologista para que ele analise, verifique se está tudo bem e faça as indicações corretas e adequadas para o seu tipo de pele e particularidades.

 

Percebemos então que ao entrar na fase de menopausa, precisamos ter cuidados redobrados com o nosso corpo, pois não é somente o rosto que sofre com esse período. 

Diversos aspectos se fazem importantes acerca dos cuidados necessários, beber água, se alimentar bem, visitar um médico especialista.

 

Portanto, ao primeiro sinal, marque uma consulta com seu médico para ele orientá-la sobre as formas de se cuidar, para assim manter uma pele sempre saudável. 

Comentários