Diabetes: quais os tipos e como prevenir

Blog | Notícias
Diabetes: quais os tipos e como prevenir

Você sabia que existem mais de 12 milhões de pessoas diabéticas no Brasil? Ouvir o diagnóstico de Diabetes Mellitus muitas vezes é um choque, já que envolve mudança de estilo de vida e mudanças costumam ser desafiadoras, não é? 

 

Diabetes trata-se de uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Esse hormônio é o responsável por quebrar as moléculas de glicose(açúcar), transformando-a em energia, essencial para a manutenção das células do nosso organismo. 

 

Se não for tratada adequadamente ela pode causar danos em diversos órgãos. Por isso, ter hábitos preventivos e ter um diagnóstico e tratamento de acordo com seu tipo é essencial. 

 

1 - Quais os principais tipos de Diabetes? 

 

Diabetes tipo 1 (DM1) 

 

Caracterizada como autoimune (o organismo produz anticorpos contra as células), nesse tipo as células beta pancreáticas são destruídas, elas são as responsáveis pela produção de insulina. Aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também.

 

Diabetes tipo 2 (DM2)

 

Aqui estão enquadrados cerca de 90% dos pacientes diabéticos. Nesse tipo a insulina é produzida, mas não consegue usá-la de forma eficiente ou não produz suficientemente. É manifestada de forma mais frequente em adultos, mas crianças também podem apresentar esse quadro, e está muito relacionado aos hábitos de vida tomados pela pessoa. 

 

Diabetes Gestacional 

 

Como seu nome já diz, ocorre durante a gestação. Geralmente detectado no 3º trimestre da gravidez, através de um teste de sobrecarga de glicose, esse tipo decorre da não compensação pancreática com o aumento de produção de insulina, já que, uma das mudanças hormonais da gravidez é a placenta ser fonte de hormônios que reduzem a ação da insulina.  

 

E a pré-diabetes? 

 

É como se fosse um alarme que alerta sobre o risco de desenvolver uma doença! Quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas não o suficiente para um diagnóstico de Diabetes Tipo 2, usa-se o termo pré-diabetes

 

Existem alguns grupos de alto risco, e são eles: hipertensos, obesos e pessoas com alterações nos lipídios. É importante ver esse quadro como um momento de cuidado e atenção, já que 50% das pessoas nele vão desenvolver a doença.  

 

2 - Como tratar? 

 

O tratamento do Diabetes deve ser feito de acordo com o seu tipo. Sendo assim, entre alguns tratamentos comuns pode-se encontrar: mudança de hábitos alimentares e de vida, injeções diárias de insulina e outros medicamentos a depender do grau e tipo. Consulte um médico em caso de suspeitas ou dúvidas. 

 

3 - Tem como prevenir? 

 

A melhor forma de prevenção dessa e de outras doenças é manter hábitos saudáveis: alimentação balanceada, prática de exercícios físicos, parar de fumar e evitar o consumo de álcool. 

 

Lembre-se sempre que cuidar da nossa saúde é essencial e pequenos hábitos já fazem muita diferença.  






Comentários