Tipos de DIU e suas características

Blog | Notícias
Tipos de DIU e suas características

Pesquisando sobre métodos contraceptivos e ficou curiosa sobre o DIU (Dispositivo Intrauterino)? Bem, esse método surgiu em 1969 e é considerado um dos mais eficazes, além de ser de rápida e fácil inserção, sendo colocado no consultório mesmo e considerado indolor, na maioria dos casos.

Veja abaixo os tipos de DIU encontrados no Brasil e suas características:

- DIU de Cobre:


O primeiro de todos. Não contém hormônio. Hoje se encontra em dois tamanhos, 200mm² ou 300mm², e mostra alta eficácia na contracepção. Com o DIU de cobre a menstruação não é interrompida, tendo inclusive a possibilidade de aumentar o fluxo menstrual e piorar a cólica.
Duração de funcionamento no organismo: 10 anos.

- DIU hormonal Mirena

É o método hormonal mais seguro quanto ao risco de trombose. Apesar de liberar hormônio, esse é pouquíssimo absorvido pelo organismo, sendo direcionado para o útero. Ele mede 32mm² por 1,90mm de espessura. A menstruação na maioria dos casos é interrompida, mas podem ocorrer sangramentos de escape, principalmente nos  primeiros meses após a inserção do dispositivo.
Duração de funcionamento no organismo: 5 anos.

- DIU hormonal Kyleena

Já esse é o menor DIU no Brasil, medindo 30mm de comprimento por 28mm de largura e 1,55mm de espessura (ou seja, ele é bem pequeno). Na maioria dos casos ele interrompe a menstruação e pode até melhorar a cólica menstrual. É o mais indicado para adolescentes ou mulheres com o útero pequeno.
Duração de funcionamento no organismo: 5 anos.

Para melhores informações converse com a sua ou o seu ginecologista.







Comentários