Você sabe o que são os carboidratos de lenta absorção e seus benefício

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Você sabe o que são os carboidratos de lenta absorção e seus benefício

Alguma vez você já deve ter ouvido falar de alguma dieta que cortava carboidratos, não é mesmo? Mas, é importante lembrar que esses nutrientes são de extrema importância para uma dieta balanceada e manutenção do nosso organismo. 

 

Além de explicar um pouco sobre eles, vamos aqui destacar os carboidratos de lenta absorção e seus benefícios! 

 

O que são carboidratos? 

 

São macronutrientes, ou seja, precisamos em maior quantidade no nosso corpo e que são mais facilmente absorvidos, assim como as proteínas e gorduras. Compostos por hidrogênio, carbono e oxigênio, têm funções energéticas e estruturais. Eles são a primeira opção que o organismo recorre para adquirir energia e continuar seu funcionamento. Podem ser resumidos em carboidratos de rápida e lenta absorção.

 

Carboidratos de rápida absorção

 

São os carboidratos simples, que possuem maior facilidade de digestão pelo organismo, gerando um pico de glicemia, pois aumenta rapidamente os níveis de glicose no sangue. A liberação de energia acontece rapidamente e sua não utilização contribuirá para a reserva em forma de gordura

 

Alimentos: industrializados, pães e farinhas brancas, massas, frutas, doces no geral, açúcar, mel, frutas. 

 

Carboidratos de lenta absorção

 

São carboidratos complexos, de baixo índice glicêmico, ou seja, liberam a glicose gradualmente no organismo. Eles são opções ricas em fibras e nutrientes, e sua energia poderá ser usada ao longo do dia, sendo assim não acumulada em forma de gordura. 

 

Seus benefícios são: 

  • evitam picos de insulina; 

  • conferem mais saciedade;

  • produção de energia mais duradoura. 

  • geralmente são menos refinados, o que conserva os nutrientes. 

 

Alimentos: alimentos integrais, batata doce, macaxeira, derivados de aveia, como farinha, farelo e grãos, sementes. 

 

Vamos conferir um pouco mais sobre alguns desses? 

 

Batata-doce 

Tubérculo com alto teor de carboidratos e rica em fibras, vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina C, minerais, baixo teor de gordura e fonte de antioxidantes. 

 

Macaxeira

Tubérculo com ricas concentrações de carboidratos, possui boas concentrações de  potássio e fibras, além de ser uma ótima fonte de vitamina C, folato, saponinos e resveratrol.

 

Aveia

Cereal bastante conhecido, saudável e nutritivo. Rico em fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, potássio, fósforo, cobre, manganês, vitaminas, carboidratos e proteínas. É um alimento bastante versátil. 



Lembre-se sempre que independente de qual tipo de carboidrato for consumido o importante é manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente. Em caso de querer aderir a qualquer dieta, consulte um nutricionista. 
















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